quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

SUSTENTABILIDADE

Com a preocupação atual e crescente com produtos ecologicamente corretos, desenvolvidos sem agressão ao meio ambiente, buscamos além de matérias-primas comuns, como tecidos 100% algodão, tafetá e gorgurão (mistura com poliéster e poliamida), algum tecido menos agressivo, sem uso de corantes e pigmentos...
para nossa felicidade, ele foi encontrado aqui mesmo em Blumenau.
Trata-se do tecido Eco House. Utilizando-se resíduos de malhas das inúmeras indústrias têxteis da região, são produzidos tecidos sem nenhum tipo de corante ou produto químico. Os tecidos saem da máquina com as cores dos retalhos que lhes deram origem. Assim nascem novas tramas: lisas, listradas, xadrezes, com cores fortes ou suaves.
Os retalhos são separados por cor – utilizando-se a mão-de-obra de famílias de baixa renda, o que lhes confere um ganho extra – e transformados em fibras, com as quais são feitos os fios que tecem os novos tecidos, totalmente reciclados. Há uma pequena mistura com poliéster, cerca de 10%, proveniente da reciclagem de garrafas pet, que ajuda a dar mais resistência aos fios, além de não “cairem na natureza”.
Nesta coleção, alguns modelos receberam bordados, evitando assim a “contaminação” do tecido por pigmentos e corantes – presentes na estamparia.
Algumas das peças desenvolvidas com estes tecidos podem ser vistas nas fotos da Composições 11, 12, 13 e 20 – lindas e ecologicamente corretas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário